terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Ponto Azul - Praça Barão do Rio Branco

DA COLEÇÃO "SOBREPOSIÇÃO DE IMAGENS".

Um dos pontos que mais o povo conclama sua volta, sua reconstrução.
Existe uma história muito carinhosa para com o Ponto Azul, mesmo para milhares de pontagrossenses que nunca vivenciaram esta época.
Acredito que as histórias contadas pelos País e Avós, criaram esta paixão pela edificação, conhecidas apenas por fotos.

O Ponto Azul foi por muitos anos, local de embarque e desembarque dos coletivos urbanos de Ponta Grossa e, teve sua origem na década de 1950. Era uma construção de dois pavimentos, onde também funcionava lanchonete, bomboniére, engraxataria, entre outros serviços.

Em volta do prédio, uma marquise abrigava os passageiros que esperavam ou desciam dos coletivos. Com o crescimento da cidade, há necessidade de novas linhas obrigou a transferência do ponto para as Praças Barão de Guaraúna e Barão do Rio Branco respectivamente.

Na década de 1970 o local foi demolido, permanecendo somente na lembrança das pessoas, que sempre se referem ao local como Ponto Azul.

Por isso, em 2004, foi inaugurado no mesmo local o Memorial Ponto Azul, que entre outras coisas, possui um painel que resgata a identidade local em 1958, como ponto de encontro da comunidade princesina, preservando assim um importante referencial da história de Ponta Grossa.

fonte: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  PRESERVA PONTA GROSSA Por: Luiz Carlos Kloster 12/2023 ASSUNTO: Somos preservacionistas desde criança. Faço parte do grupo chamado “Preser...